entre-contato

Institucional

Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

A intenção primeira que norteia a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do INSAF é dar continuidade ao trabalho persistente que se vem realizando desde o início desta instituição de Educação Superior e se intensificou com a criação do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPE) no segundo semestre de 2009. Essa política visa inserir a comunidade acadêmica na perspectiva das metas para o ensino superior traçadas pelo Ministério da Educação.

Entendemos que tal inserção qualifica o processo de formação profissional desenvolvido pelas áreas de conhecimento nas quais o INSAF atua nas áreas de Educação e Ciências Humanas.

PESQUISA

A preocupação com a pesquisa no Instituto Salesiano de Filosofia vem de algum tempo. Desde os anos 1990 foram criados o Caderno de Filosofia e a Studium – Revista de Filosofia. Entre os anos de 2004 e 2006 o INSAF obteve financiamento da FACEPE para concessão de bolsas de iniciação científica a três de seus alunos naquele período. Desde o ano de 2009 procurou-se sistematizar as atividades de pesquisa através da criação de um setor específico (NUPPE) que estimula e organiza o trabalho de pesquisa. Neste ano de 2010 estão em funcionamento os seguintes grupos de estudo e pesquisa:

  • NEJEC: Núcleo de Estudos em Juventude, Educação e Cultura.
  • GRUPO COGITO: Estudos em Teoria do Conhecimento.
  • GRUPO PAIDÉIA: Subjetividade e Cultura na Formação do Homem Grego.
  • GRUPO HEGEL E AS CIÊNCIAS FILOSÓFICAS: Lógica, Natureza e Espírito.

EXTENSÃO

O INSAF entende como de fundamental importância às atividades de Extensão, para fins de estímulo e aprofundamento de pesquisas, estudos e de integração com a sociedade. Buscará desenvolver programas e projetos extensionistas que sensibilizam a comunidade acadêmica para a causa sócio-ambiental, o aprendizado empreendedor, cientifico-tecnológico e para o exercício da cidadania.

As atividades de extensão do INSAF seguirão quatro diretrizes norteadoras: relação social de impacto, sustentabilidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.

Caracterizarão, de acordo com as Diretrizes Nacional de Extensão, (Fórum de Pró-Reitores de Extensão, revisão 2005/2006), como um processo inter, multi e transdisciplinar envolvendo diversas áreas do conhecimento acadêmico, estabelecendo a troca de saberes sistematizados, tendo como resultados a produção do conhecimento decorrente do confronto com a realidade brasileira, regional e local, a democratização do conhecimento, a instrumentalização e consolidação do processo teórico-prático e a viabilização da relação transformadora entre a Instituição e a sociedade. Estabelecendo os seguintes objetivos básicos:

Desenvolver estudos conjuntos na identificação de linhas de ação que fundamentem projetos de parceria, a serem desenvolvidos por meio de contratos e convênios e acordos de cooperação;

Estabelecer políticas de extensão que sejam intimamente integradas com a Graduação, com a Pós-Graduação e com a comunidade civil;

Executar projetos e programas de ação educacional, social e de trabalho comunitário;

Incentivar o desenvolvimento e implantação de programas de projetos estruturadores de sustentabilidade, prestação de serviços, entre outras modalidades de extensão voltadas para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida da comunidade.

No Instituto Salesiano de Filosofia, entende-se como Extensão as seguintes atividades: programas de extensão, projetos de extensão, eventos de extensão, cursos de extensão e serviços.

Programas de Extensão - conjunto de projetos de caráter educativo, artístico, cultural e científico, com propósitos comuns, objetivos específicos e complementares, de natureza contínua.

Projetos de Extensão - conjunto de atividades de caráter educativo, artístico, cultural e científico, visando articular os processos formativos e de produção do conhecimento e possibilitar ações interativas entre a IES e a comunidade, com metas e prazos definidos. Eventos de Extensão - atividades de natureza episódica e de caráter educativo, artístico, cultural e científico (congressos, seminários, fóruns, oficinas, mesas-redondas, exposição de Arte e outros).

Cursos de Extensão - atividades que têm como propósito rever, apresentar ou debater temas de interesse técnico-científico e cultural, em qualquer área do conhecimento.

Serviços - atividade que tem como propósito oferecer à comunidade, os mais variados serviços tendo por base as áreas de atuação do Instituto Salesiano de Filosofia, como, por exemplo, as Escolas Salesianas de Ensino Fundamental e Médio, onde alunos e professores do Curso de Licenciatura em Filosofia trabalham as atividades pertinentes aos estágios curriculares obrigatórios e extra-curriculares.

PÓS-GRADUAÇÃO

Os Cursos de Pós-Graduação têm por finalidade aprofundar os estudos acadêmicos nas áreas da Filosofia e Educação, visando à formação de pesquisadores e professores para a educação superior, básica e extra-escolar.

COORDENAÇÃO DO NUPPE:

Prof. Dr. José Afonso Chaves.

REGIMENTO DO NUPPE

Clique aqui para Download.

assinatura insaf
©2011 - INSAF - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por: Click N - Soluções Online