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Graduação

Filosofia

A Filosofia é uma atividade estritamente racional de busca por elucidações a questionamentos profundos da humanidade. Os grandes questionamentos humanos e as respostas que surgiram no seio da comunidade filosófica das diversas culturas constituem a riqueza do saber filosófico. O desejo de saber a verdade do universo, das relações e construções humanas e de Deus, identifica o saber filosófico como uma inquietude, como um encontro com o desejado que, ao ser encontrado, não se deixa apreender pela razão instrumental, própria das ciências positivas, mas deve sua investigação a uma razão plena que dê conta daquilo que não se reduz ao domínio empírico. A Filosofia é uma investigação que não se esgota e que nunca sacia a sede do sujeito sedento, num interminável processo de busca do sentido das principais questões humanas.

A Filosofia, vista desse modo, leva-nos a buscá-la como projeto privilegiado que:

organiza a indagação radical acerca do ser, da consciência e da linguagem;

proporciona um conhecimento dos fundamentos da pessoa humana, do mundo, das coisas e do divino;

ajuda a compreender o sentido da realidade e abre horizontes para a ação humana no mundo;

abre perspectivas para o redimensionamento da visão do sujeito, possibilitando a construção da consciência crítico-propositiva;

conduz à compreensão do projeto humano como algo inacabado e aberto;

contribui para o diálogo inter-humano de jovens e de adultos que visam atuar como professores(as) da região no Ensino Médio; e, devido a sua abertura e constante estudo sobre outras áreas como ciência, psicologia e religião pode servir de elo de ligação na construção de um diálogo construtivo entre os diversos saberes.

O Curso de Licenciatura em Filosofia do Instituto Salesiano de Filosofia tem por finalidade à formação humana, filosófica e profissional de jovens e de adultos que visem atuar como professor(a) da região no Ensino Médio e que pretendam seguir à pós-graduação seja na área pedagógica na implementação de técnicas de ensino de Filosofia ou na área de pesquisa pura.

É importante salientar, desde já, que este Curso assume a contemporaneidade como pressuposto fundamental. Ela, mais que uma representação temporal, é um modo de ser e de enxergar a realidade humana no mundo. Trata-se, mais propriamente, de uma atitude, um jeito de pensar que põe o sujeito numa perspectiva de diálogo com a pluralidade cultural, científica, tecnológica, social, etc. Ela é constituída por elementos que podem ter natureza ambígua ou relativa.

Por conseguinte, pode parecer paradoxal, mas a visibilidade da contemporaneidade está na abertura infinita ao diálogo na diferença, que é de extrema importância tanto para a Filosofia como para a Educação. Desse modo, deseja-se que essa visão leve todo o trabalho da formação de professores(as) a assumir essa atitude educativa:

despertando o(a) estudante para a reflexão das questões atuais surgidas nos diversos setores da sociedade;

possibilitando a vivência integradora de questões humanas, filosóficas, pedagógicas, psicológicas, sociológicas etc, que poderão representar desafios na ação educativa dos(as) futuros(as) professores(as) de filosofia;

alimentando o espírito de acolhida ao novo, bem como a capacidade de síntese entre os elementos novos e os das antigas tradições filosóficas; e, suscitando a capacidade crítica em relação às novas tendências científico-filosófico-culturais.

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